O Calendário Sagrado – Tzolkin
- Civilização Maia



O Tzolkin, é a “conta dos dias” ou a “conta do destino”, é a combinação de 20 signos dos dias com 13 numerais. A cada dia avança-se uma posição tanto no ciclo de 20 dias quanto no ciclo de 13 números. É uma conta especial de probabilidades envolvida com o destino dos seres; cada selo (signo) e cada numeral tem determinadas características que, ao combinar-se, proporcionam a cada dia uma carga de qualidades única.


Cada um dos dias que formam um mês está representado por um selo (signo) da natureza. Os vinte selos (signos) dos dias e os treze números vão unindo suas particularidades, combinando-se entre si, e cada um deles compartilha suas características com os seres que chegam ao mundo, recebedo sua influência no momento do nascimento e também os demais seres são impactados pela energia do selo(signo) a cada dia; diz-se que os treze números do Tzolkin tem uma relação cósmica e humana.

Englobando todas as possibilidades (13x20), chegamos a um calendário de 260 dias. Chamamos cada um desses dias de kin.

Trezena é um período de 13 dias, que inicia no número 1 e termina no 13, seria o equivalente a uma “semana” sagrada. Temos 20 trezenas no calendário sagrado. O Tzolkin era tão importante que muitos indivíduos carregavam consigo nomes de signos e tudo dentro dele está relacionado de alguma forma com os deuses (como quase tudo na cultura maia).

O ciclo de 13 dias o ciclo diurno, concernente às divindades que regem o período em que o Sol está acima da linha do horizonte. O 13 é também o número dos planos superiores ("céu"), daí também a sua aplicação no ciclo diurno, de "luz".




A estudiosa do calendário Tzolkin, Cristina Toth, nos trás para o bússola galáctica, informações e interpretações dos kins baseados nesses estudos da cultura maia, para que possamos consultar as influências energéticas que regem os nossos dias.

Desejamos que todos se beneficiem com os ensinamentos deixados por esta magnifica civilização à humanidade.


Editora Bússola Galáctica.



Seja bem vindo e bem vinda !!!








quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Hoje é dia do:











KIN 134
KAN IX (Ix pronuncia-se isch)
Conhecido como Jaguar ou Xamã, o Mago.

Mantenha a luz elevada. Hoje você está sendo solicitado a honrar a sabedoria dos seus ancestrais. Observe as forças que estão sendo enviadas neste momento e considere-as como parte de sua magia pessoal. 

Ix quer que você perceba que não está sozinho. Por mais que neste momento a caminhada esteja sendo difícil, saiba que você também está recebendo muita ajuda. Receba esta ajuda como uma bênção, pois é através dela que você terá coragem para apoiar seu ser interno. Sinta-se grato por esta situação.





Escute o que a sua intuição diz. Você precisa caminhar para a auto-habilitação, que é decorrente da sua auto-aceitação, de sua integridade e do seu compromisso com a evolução. Quando a luz da intuição se acende, ela rompe as barreiras da lógica e da racionalidade e você é imediatamente impulsionado a tomar a atitude correta. Ela não deixa dúvidas e você se sente mais seguro para agir. Essa é uma atitude que você precisa praticar com muita intencionalidade, pois, ao permitir que a razão seja acolhida na luz maior da intuição, saberá claramente do que precisa. Com o despertar do amor da alma no coração, a faculdade intuitiva emerge como um dom natural que iluminará seu caminho.

Enfim, saiba que você é muito mais do que possa perceber. Seja um mago! Tome a iniciativa evolucionária de tornar-se tudo o que você é. Aproveite a energia de hoje e caminhe para a totalidade de sua verdadeira identidade!


QUATRO – KAN (em maia)


Definir - medir - forma - medida - acrescentando definição para o movimento - as quatro forças principais - criação dos elementos: Fogo, Água, Ar e Terra - os quatro rumos sagrados - o Corpo da Criação - a expressão do espírito manifestando-se, pura e simplesmente - Função: estabelecer proporções e modelar o projeto (do que se pretende criar) - Ação: canaliza o dinamismo da fase anterior. É a fase onde se cria o modelo daquilo que se pretende concretizar em qualquer projeto. O quatro define, mede, estabelece proporções e modela a criação. Simboliza a gestação, quando o óvulo fecundado divide-se em quatro, estabelecendo as quatro direções radiais, para dar forma concreta ao novo ser que se desenvolve no escuro do útero ou no recesso da mente, sendo, por isso, uma fase feminina ou yin. É a fase do modelo onde se estabelecem as sementes das medidas, da proporção e da forma do que se pretende criar, canalizando o dinamismo da fase anterior. Estimula o auto-conhecimento, a busca do "Conhece-te a ti mesmo", da Humildade para vencer o orgulho intelectual, da Paciência para seguir passo a passo na direção do desenvolvimento e esperar que o resultado da abundância se manifeste a seu tempo, e do Poder da Vontade, acumulando energia para fazer com que nossos dons e talentos floresçam e possam ser partilhados para o bem de todos. Nesta fase, o espírito começa a trabalhar com o corpo e a articular o ritmo do três com a medida do quatro. "
 "Qual é melhor a forma de ação?"

A forma ideal emerge quando você entrega seu propósito e seus desejos ao Plano Maior e se torna receptivo e confiante. Use o poder da Definição para ver, compreender e relacionar-se com a vida mais autenticamente. A medida lhe permite ver a dimensão das coisas que lhe dá poder de discernimento, para que o alinhamento correto se manifeste. É importante equilibrar o panorama geral da sua vida. Avalie suas perspectivas; seja sábio exercendo cuidadosamente seu discernimento. Você geralmente encontra dificuldade em modificar alguma de suas opções? Lembre-se, então, que também é sábio reconsiderar, quando preciso!









.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Gratas por sua visita, sua presença é bem vinda. Volte sempre!
design, creation & direção geral bússola galáctica by Zoia Petrow © 2008-2012 by terra agora - todos os direitos reservados
Powered by: Blogger
Advogados Rio de Janeiro