O Calendário Sagrado – Tzolkin
- Civilização Maia



O Tzolkin, é a “conta dos dias” ou a “conta do destino”, é a combinação de 20 signos dos dias com 13 numerais. A cada dia avança-se uma posição tanto no ciclo de 20 dias quanto no ciclo de 13 números. É uma conta especial de probabilidades envolvida com o destino dos seres; cada selo (signo) e cada numeral tem determinadas características que, ao combinar-se, proporcionam a cada dia uma carga de qualidades única.


Cada um dos dias que formam um mês está representado por um selo (signo) da natureza. Os vinte selos (signos) dos dias e os treze números vão unindo suas particularidades, combinando-se entre si, e cada um deles compartilha suas características com os seres que chegam ao mundo, recebedo sua influência no momento do nascimento e também os demais seres são impactados pela energia do selo(signo) a cada dia; diz-se que os treze números do Tzolkin tem uma relação cósmica e humana.

Englobando todas as possibilidades (13x20), chegamos a um calendário de 260 dias. Chamamos cada um desses dias de kin.

Trezena é um período de 13 dias, que inicia no número 1 e termina no 13, seria o equivalente a uma “semana” sagrada. Temos 20 trezenas no calendário sagrado. O Tzolkin era tão importante que muitos indivíduos carregavam consigo nomes de signos e tudo dentro dele está relacionado de alguma forma com os deuses (como quase tudo na cultura maia).

O ciclo de 13 dias o ciclo diurno, concernente às divindades que regem o período em que o Sol está acima da linha do horizonte. O 13 é também o número dos planos superiores ("céu"), daí também a sua aplicação no ciclo diurno, de "luz".




A estudiosa do calendário Tzolkin, Cristina Toth, nos trás para o bússola galáctica, informações e interpretações dos kins baseados nesses estudos da cultura maia, para que possamos consultar as influências energéticas que regem os nossos dias.

Desejamos que todos se beneficiem com os ensinamentos deixados por esta magnifica civilização à humanidade.


Editora Bússola Galáctica.



Seja bem vindo e bem vinda !!!








sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Hoje é dia do:





KIN 136
UAK CIB (cib pronuncia-se “quib”)

Conhecido como Guerreiro ou Coruja




Cib representa o auto-domínio, o auto-governo. Suas funções são a intuição da vida espiritual e a sensação. A energia de Cib proporciona proteção, alegria e prosperidade. De temperamento metódico, planejado e disciplinado, este glifo recomenda que você desenvolva e use o Poder da Vontade, evitando a rigidez e o excesso de isolamento. O temperamento de Cib é sério, profundo, sábio e realista, e sua dignidade impõe respeito. O poder de Cib conduz para o desenvolvimento da inteligência e a capacidade de harmonizar as massas através de sua força mental e cósmica. Seu desafio é ser fiel aos elevados padrões que mantém, ter sucesso profissional e aprender a lidar com a autoridade sem abrir mão de seu poder pessoal. Cib pede que você aprenda a ter confiança, especialmente a confiança de que você pode captar aquilo que seu espírito lhe transmite. Tenha confiança em sua voz interna que sabe e sente estas intuições e sinais divinos, indicando maturidade e possibilidade de fazer sucesso. 
Inteligência intuitiva e senso de humor; maturidade e possibilidade de fazer sucesso. Você se sentirá confiante, capaz, competente! A telepatia estará em alta! Se você se sincronizar com a atitude telepática hoje, por certo irá se conscientizar da importância de saber escutar. É provável que o convite hoje seja mais para ficar na escuta do que no discurso. Se assim você proceder, terá a chance de canalizar a palavra correta na hora e lugar apropriados. Confiança, capacidade, competência estarão ao seu lado! Confie na Sabedoria da Mente de Luz!
Não se preocupe se de repente você perceber que está analisando, avaliando e julgando as pessoas ao seu redor! Esta é a forma de aprender do Guerreiro. Ele tem a capacidade de ver através das ilusões dos outros e geralmente chama a atenção deles para isso, criticando a maneira como fazem seu trabalho. Tome cuidado, portanto, com a maneira pela qual você vai apontar as ações das pessoas que o cercam, pois isto poderá feri-las. Igualmente tome cuidado com o cinismo e o sarcasmo!


 SEIS – UAK (em maia)

Organização - equilíbrio - igualdade - tempo-espaço - a criação dos ciclos de tempo, baseada no Cosmos - organização necessária para que as coisas possam funcionar - Função: organizar e integrar o projeto - Ação: agrupar os "elementos" de acordo com suas funções específicas e especializadas. É aqui que o projeto é organizado e integrado com os ritmos naturais dos Cosmos, sintonizando com o ritmo dos ciclos do Tempo e do Espaço. "
Como posso organizar-me rumo à igualdade?"
Igualdade e vibração do Equilíbrio Orgânico. Igualdade significa equilíbrio e proporções iguais. Portanto, é preciso consciência e compromisso para criar igualdade e equilíbrio para que tudo possa fluir com eficiência, sem esforço, pacífica e harmoniosamente. Trabalhe sua mente para nutri-la com energias que o equilibrem, levando-o a um estado de cooperação com o espírito. O objetivo de Uak é procurar os meios para refinar e desenvolver sua criação, trabalhando sempre em direção ao aperfeiçoamento física e intelectualmente.
O Seis exprime o primeiro passo em direção a uma transformação interior, o princípio de integração e de introspecção. Incorpore o Divino à sua forma orgânica. Quando você se funde com a vibração do paraíso, o paraíso é trazido à Terra. Quando você viaja de volta ao lar, a Terra é levada ao paraíso. Assim é criado o equilíbrio orgânico, paraíso e Terra em união simbiótica.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Gratas por sua visita, sua presença é bem vinda. Volte sempre!
design, creation & direção geral bússola galáctica by Zoia Petrow © 2008-2012 by terra agora - todos os direitos reservados
Powered by: Blogger
Advogados Rio de Janeiro