O Calendário Sagrado – Tzolkin
- Civilização Maia



O Tzolkin, é a “conta dos dias” ou a “conta do destino”, é a combinação de 20 signos dos dias com 13 numerais. A cada dia avança-se uma posição tanto no ciclo de 20 dias quanto no ciclo de 13 números. É uma conta especial de probabilidades envolvida com o destino dos seres; cada selo (signo) e cada numeral tem determinadas características que, ao combinar-se, proporcionam a cada dia uma carga de qualidades única.


Cada um dos dias que formam um mês está representado por um selo (signo) da natureza. Os vinte selos (signos) dos dias e os treze números vão unindo suas particularidades, combinando-se entre si, e cada um deles compartilha suas características com os seres que chegam ao mundo, recebedo sua influência no momento do nascimento e também os demais seres são impactados pela energia do selo(signo) a cada dia; diz-se que os treze números do Tzolkin tem uma relação cósmica e humana.

Englobando todas as possibilidades (13x20), chegamos a um calendário de 260 dias. Chamamos cada um desses dias de kin.

Trezena é um período de 13 dias, que inicia no número 1 e termina no 13, seria o equivalente a uma “semana” sagrada. Temos 20 trezenas no calendário sagrado. O Tzolkin era tão importante que muitos indivíduos carregavam consigo nomes de signos e tudo dentro dele está relacionado de alguma forma com os deuses (como quase tudo na cultura maia).

O ciclo de 13 dias o ciclo diurno, concernente às divindades que regem o período em que o Sol está acima da linha do horizonte. O 13 é também o número dos planos superiores ("céu"), daí também a sua aplicação no ciclo diurno, de "luz".




A estudiosa do calendário Tzolkin, Cristina Toth, nos trás para o bússola galáctica, informações e interpretações dos kins baseados nesses estudos da cultura maia, para que possamos consultar as influências energéticas que regem os nossos dias.

Desejamos que todos se beneficiem com os ensinamentos deixados por esta magnifica civilização à humanidade.


Editora Bússola Galáctica.



Seja bem vindo e bem vinda !!!








domingo, 24 de janeiro de 2010

hoje e dia do:

UAXAC ETZNAB


Conhecido por Espelho, Faca, Pederneira.





A energia de Etznab confere o poder do Reflexo e da Continuidade infinita. Este glifo oferece a oportunidade de visitar o grande salão dos espelhos, de ver-se refletido ali e de poder dirigir-se a esta sua parte da qual você tem se esquivado, ou que você não vê claramente, ajudando-o a superar os obstáculos e limitações pessoais e a encontrar as soluções para os problemas. Receba o dom da percepção e diferencie a verdade da ilusão, enfrentando sua sombra e inconsciência. Libere tudo que não o reflita autenticamente. Aprenda com o espelho fornecido por outras pessoas e situação. Qualquer reação forte a uma pessoa ou evento sinaliza uma questão a ser trabalhada em si mesmo. Na sala dos espelhos não existe certo ou errado, nem bem ou mal — existe apenas o reflexo do que é. Nesta busca, venha preparado para encarar a verdade.
         Etznab marca um tempo de retornar às partes infantis do Ser, que não necessitam de máscaras. Pratique a humildade. Equilibre trabalho com lazer e saiba harmonizar o sagrado com um lado mais irreverente. Em outras palavras, sinta-se mais leve liberando as partes mais rígidas do seu Ser antes de seguir adiante. Este pode ser um bom momento para realizar alguns exercícios físicos, soltar músculos enrijecidos ou rir até desopilar o fígado. Deixe de sentir-se tão apegado à matéria e lembre-se de viver com mais soltura e liberdade. Sua criança interior está tentando ensinar-lhe algo pertinente à sua atual situação. Escutar e confiar nesta pequenina voz pode recuperar um pouco da magia que ficou perdida durante a sua vida de adulto. Trate de lembrar-se sempre de que o bom humor cura muitas feridas! Quanto mais a sério você levar o jogo, menos chances terá de ganhá-lo.


A energia de Etznab traz também o poder do perdão e da verdade. Esteja preparado para encarar a espada da verdade e da purificação, pois sua sabedoria penetra, expõe e cura suas ilusões, tornando-o livre daquilo que o prende. Ela simboliza verdade, luz e uso benéfico do poder, ou seja, poder equilibrado com amor e sabedoria. A verdade interior aparece quando estamos vazios, sem preconceitos. Ao nos desvincularmos dos julgamentos e das críticas, torna-se possível ver realmente. A liberdade surge do perdão, da liberação da ilusão da causa e efeito!
Outra característica de Etznab é o ponto de entrada do “não-tempo” que floresce através do ser centralizado no momento presente. Nesse estado expandido, o tempo não tem significado. Quando você enxerga a partir dessa perspectiva expandida, você se torna o viajante no tempo que “dobra” o tempo em realidades dimensionais maiores.
         Para concluir, Etznab representa a faca de dois gumes... a imagem é das duas faces de uma moeda que convergem para um ponto. Dessa forma, não sabemos onde um lado termina e onde o outro lado começa. Parte do positivo está no negativo e parte do negativo está no positivo. Assim, a mensagem é clara ao nos dizer que Etznab é bom com o positivo e drástica com o negativo. Etznab traz o poder de cortar mistérios e abrir os portões de uma outra dimensão. Também simboliza dor e tristeza. É a seta que traz perigo e que nesse dia purifica o equilíbrio, positivo ou negativo, do que quer que tenhamos feito, fazendo-nos pagar ou ensinando-nos sobre o plano físico, mental e/ou espiritual. Proporciona-nos a força do relâmpago e ajuda-nos a desenvolver os sinais do sangue e os sonhos. É bom para as curas rápidas, para acabar com amizades e relacionamentos ruins, para cortar más intenções e amantes que nos prejudicam. É a energia que tem a força para libertar o racional, provocando controvérsia. Na representação da força telúrica na terra (terremotos e tremores de terra), indica-nos uma energia de mudança ou colapso. Ela nos dá uma boa sacudida para compreendermos nosso verdadeiro caminho.


 OITO – UAXAC (em maia)


Arquétipo criado na fase 4 - conduz o processo da manifestação física - modela - faz vibrar em uníssono - qualidade de íntegro, totalidade, pureza - ser completo, honrado - reproduz, ajusta-se a um modelo - o ser como recipiente da essência cósmica - Poder: de harmonizar. Ação: de modelar. Essência: Integridade. Função: reproduzir fielmente o modelo criado na fase quatro. É a fase em que a energia vai se transformar em matéria, de acordo com o Arquétipo, que é enviado ao Centro Galáctico, gravado em seus registros e ativado pelo Poder Cósmico para que possa se materializar. A intenção criativa está definida, integrada e concentrada, podendo, agora, se manifestar. "Eu vivo aquilo em que acredito?". Integridade e vibração da Harmonização e do Modelo. Integridade é decorrente do conhecimento de você mesmo e de um senso de reverência por toda a vida. Significa fazer o melhor, mas também aceitar suas imperfeições humanas, harmonizando os dois aspectos. Desenvolva uma relação de integridade com seu espírito. Comprometa-se a viver a sua verdade e seja um modelo para os outros. Seja receptivo. Você é o que leva a harmonia, o ponto de encontro da realidade física e do infinito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Gratas por sua visita, sua presença é bem vinda. Volte sempre!
design, creation & direção geral bússola galáctica by Zoia Petrow © 2008-2012 by terra agora - todos os direitos reservados
Powered by: Blogger
Advogados Rio de Janeiro