O Calendário Sagrado – Tzolkin
- Civilização Maia



O Tzolkin, é a “conta dos dias” ou a “conta do destino”, é a combinação de 20 signos dos dias com 13 numerais. A cada dia avança-se uma posição tanto no ciclo de 20 dias quanto no ciclo de 13 números. É uma conta especial de probabilidades envolvida com o destino dos seres; cada selo (signo) e cada numeral tem determinadas características que, ao combinar-se, proporcionam a cada dia uma carga de qualidades única.


Cada um dos dias que formam um mês está representado por um selo (signo) da natureza. Os vinte selos (signos) dos dias e os treze números vão unindo suas particularidades, combinando-se entre si, e cada um deles compartilha suas características com os seres que chegam ao mundo, recebedo sua influência no momento do nascimento e também os demais seres são impactados pela energia do selo(signo) a cada dia; diz-se que os treze números do Tzolkin tem uma relação cósmica e humana.

Englobando todas as possibilidades (13x20), chegamos a um calendário de 260 dias. Chamamos cada um desses dias de kin.

Trezena é um período de 13 dias, que inicia no número 1 e termina no 13, seria o equivalente a uma “semana” sagrada. Temos 20 trezenas no calendário sagrado. O Tzolkin era tão importante que muitos indivíduos carregavam consigo nomes de signos e tudo dentro dele está relacionado de alguma forma com os deuses (como quase tudo na cultura maia).

O ciclo de 13 dias o ciclo diurno, concernente às divindades que regem o período em que o Sol está acima da linha do horizonte. O 13 é também o número dos planos superiores ("céu"), daí também a sua aplicação no ciclo diurno, de "luz".




A estudiosa do calendário Tzolkin, Cristina Toth, nos trás para o bússola galáctica, informações e interpretações dos kins baseados nesses estudos da cultura maia, para que possamos consultar as influências energéticas que regem os nossos dias.

Desejamos que todos se beneficiem com os ensinamentos deixados por esta magnifica civilização à humanidade.


Editora Bússola Galáctica.



Seja bem vindo e bem vinda !!!








quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

hoje e dia do:







HUN LAHUN IMIX
(Imix pronuncia-se Imish)


Conhecido por “Dragão do Mar, Jacaré, Crocodilo e até Vinho



Podemos criar tudo o que desejamos quando compreendemos as leis físicas do Universo. As mesmas leis que regem a natureza e o seu potencial de desenvolvimento criativo também atuam na materialização dos nossos desejos mais profundos.
E é isso que o dia de hoje pressagia: a realização pessoal, a prosperidade, a fertilidade, a abundância!
Imix representa o nascimento, o começo, a fonte de vida. É a luz do dia, a concepção, a idéia brilhante, o flash de inspiração, o que dá a base. A energia deste poder pede que você seja receptivo.
         O oráculo de hoje traz uma mensagem de sucesso e de êxito, principalmente se você estiver empenhado em projetos que não ofereçam nenhuma ameaça ou prejuízo às outras pessoas. É um momento favorável e dinâmico, com grandes possibilidades de realização em todos os âmbitos!
         O sucesso é o desfecho natural de todos os seus atos, se eles estiverem em harmonia com as leis divinas.
A sabedoria harmônica que Imix incorpora é a freqüência. Imix é a fundação do movimento, do mesmo modo que a nota base de um acorde é a fundação para o som.
É também, um dia de muito trabalho, pois este glifo é inimigo da ociosidade, estando sempre em atividade. Os instintos estarão mais fortes, e você poderá sentir a necessidade de criar novos projetos, mesmo que o atual ainda não tenha sido concluído.
Enfim, é hora de festejar suas vitórias e ser agradecido à vida pelas oportunidades de aprendizado que lhe foram oferecidas durante as experiências por que passou.




 ONZE – HUN LAHUN (em maia)

Libertação - redimir - declarar livre de uma obrigação - poder de operar ou não operar - poder da escolha - eximir - descobrir - revelar - anunciar - desintegração - PERMISSÃO - descanso no processo da transformação - o repouso que reúne forças para prosseguir - INTEGRE-SE!
- Função: dissolver os apegos do ego
- Ação: propagar suas descobertas.
Ativo e instável, o onze descreve a fase em que o projeto precisa ser integrado com outras intenções criativas existentes no planeta. Isso cria, necessariamente, uma dissonância e um caos temporário, até que o passado se integre com o presente e as várias intenções criativas se articulem entre si.
"Como posso libertar-me e deixar ir?".
Libertação e Vibração do Abrir Mão, Deixar Ir e Dissolver.
A energia do onze diz respeito a mudanças e pode mexer em pontos que você prefere evitar.
A intenção deste número é equilibrar o que está desequilibrado.
Conscientize-se de todas as coisas, físicas e não físicas que não servem para a sua meta de agora. Seus ideais e suas crenças estão mudando e podem não servir mais para nada. Deixe-os ir!
Observe as mudanças! As rígidas muralhas do passado são destruídas. Deixe-as!

Observe o seu processo e libere para que surjam novas percepções. Traga a energia da liberação a todas as áreas que precisam ser preenchidas com liberdade. Acredite que tudo é possível e que você existe num Universo ilimitado. Dissolva todas as formas-pensamento de derrota e hábitos que lhe tirem o poder. Deixe ir, abra mão de qualquer coisa que o impeça de fazer brilhar sua Luz! A energia de Hun Lahun é um estado de graça no qual o seu verdadeiro EU ressurge. Observe e saiba que você não está só. Lembre-se de que há sempre um caminho de volta ao equilíbrio, à harmonia e à abundância!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Gratas por sua visita, sua presença é bem vinda. Volte sempre!
design, creation & direção geral bússola galáctica by Zoia Petrow © 2008-2012 by terra agora - todos os direitos reservados
Powered by: Blogger
Advogados Rio de Janeiro