O Calendário Sagrado – Tzolkin
- Civilização Maia



O Tzolkin, é a “conta dos dias” ou a “conta do destino”, é a combinação de 20 signos dos dias com 13 numerais. A cada dia avança-se uma posição tanto no ciclo de 20 dias quanto no ciclo de 13 números. É uma conta especial de probabilidades envolvida com o destino dos seres; cada selo (signo) e cada numeral tem determinadas características que, ao combinar-se, proporcionam a cada dia uma carga de qualidades única.


Cada um dos dias que formam um mês está representado por um selo (signo) da natureza. Os vinte selos (signos) dos dias e os treze números vão unindo suas particularidades, combinando-se entre si, e cada um deles compartilha suas características com os seres que chegam ao mundo, recebedo sua influência no momento do nascimento e também os demais seres são impactados pela energia do selo(signo) a cada dia; diz-se que os treze números do Tzolkin tem uma relação cósmica e humana.

Englobando todas as possibilidades (13x20), chegamos a um calendário de 260 dias. Chamamos cada um desses dias de kin.

Trezena é um período de 13 dias, que inicia no número 1 e termina no 13, seria o equivalente a uma “semana” sagrada. Temos 20 trezenas no calendário sagrado. O Tzolkin era tão importante que muitos indivíduos carregavam consigo nomes de signos e tudo dentro dele está relacionado de alguma forma com os deuses (como quase tudo na cultura maia).

O ciclo de 13 dias o ciclo diurno, concernente às divindades que regem o período em que o Sol está acima da linha do horizonte. O 13 é também o número dos planos superiores ("céu"), daí também a sua aplicação no ciclo diurno, de "luz".




A estudiosa do calendário Tzolkin, Cristina Toth, nos trás para o bússola galáctica, informações e interpretações dos kins baseados nesses estudos da cultura maia, para que possamos consultar as influências energéticas que regem os nossos dias.

Desejamos que todos se beneficiem com os ensinamentos deixados por esta magnifica civilização à humanidade.


Editora Bússola Galáctica.



Seja bem vindo e bem vinda !!!








sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Hoje é dia do:




KIN 164
UAXAC KAN

Conhecido como Semente, Milho, Trigo, Cereal, Lagartixa, Lagarto, Leopardo




Estaremos, hoje, sob a influência poderosa da energia criadora, do poder do ordenamento e do crescimento espiritual, através do florescimento da idéia do ser. Kan representa o poder que dirige os processos vitais de um organismo até a sua plenitude. O estímulo é a expansão.
Kan traz a energia da dança, da música, do entusiasmo, da travessura, da sensualidade. Corporifica compromisso e dedicação, rotina diária e esforço paciente. É representada por boa fortuna que vem sem esforço.
A sensualidade faz com que sejamos verdadeiramente conscientes do sentir e nos convida a estar presentes em todo o nosso Ser quando tocamos, ouvimos, olhamos intencionalmente para alguém ou para alguma coisa, quando saboreamos alimentos e percebemos fragrâncias e odores no mundo que nos cerca. A atitude sensual nos leva a experimentar o princípio de unidade que está por trás de tudo o que é vivido consciente e amorosamente com os nossos sentidos. Quando estamos sensualmente atentos, nossa Essência Divina se gratifica intensamente e nos libertamos da ilusão da separatividade.
Não tenha medo de sentir prazer. O prazer é ainda maior quando o sentimos com a Alma. As experiências com os sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) são diretas, intransferíveis e essencialmente unificadoras. Procure estar atento ao que pode descobrir com os sentidos. Quando os cinco sentidos se tornam plenos, há outros mais sutis a serem descobertos e desenvolvidos.
         A semente brota, mas se a raiz não for profunda, a planta fica fraca, pois não cresce ou seca facilmente. É necessário perceber qualquer bloqueio que esteja prejudicando o processo de enraizamento ou a força de mergulhar mais fundo nas situações. Se não estivermos centrados no nosso mundo físico, não conseguiremos entender totalmente o propósito de nossas visões, sonhos, potenciais, ou ainda descobrir as verdades da fonte original.
Embora possamos ajudar pessoas que se mostrem abertas e receptivas, devemos compreender que há limitações, e não devemos tentar apressar o desenvolvimento dos outros ou queimar etapas, dizendo-lhes coisas para as quais ainda não estão preparadas.
O dia de hoje mostra que tudo o que queremos tem possibilidade de se materializar, mas num ritmo e tempo próprios. Devemos perseverar durante as difíceis fases iniciais, para que a mudança ocorra incondicionalmente, sem a tensão provocada pelo nosso imediatismo.
Este é também, um excelente dia para trabalhar em rede, transmitindo informações. Ótimo para exercer influência e trabalhar de modo ativo e dinâmico, controlando desempenho e detalhes, especialmente em atividades artísticas. Kan traz uma imensa energia de competência, eficiência, seriedade e liderança.
Enfim, inicie novos projetos, semeando o que o seu coração deseja. Plante agora as sementes de suas intenções, projetos ou sonhos e sinta que é possível este sonho-semente brotar e florescer. O cumprimento de qualquer sonho começa com um pensamento singelo, bom humor, generosidade e justiça. A energia de Kan traz a boa sorte e a valorização da amizade, do desempenho e da liderança. Aproveite para acumular força interior e conte com a proteção espiritual do poder deste signo.





OITO – UAXAC (em maia)

Arquétipo criado na fase 4 - conduz o processo da manifestação física - modela - faz vibrar em uníssono - qualidade de íntegro, totalidade, pureza - ser completo, honrado - reproduz, ajusta-se a um modelo - o ser como recipiente da essência cósmica:
Poder: de harmonizar.
Ação: de modelar.
Essência: Integridade.
Função: reproduzir fielmente o modelo criado na fase quatro.
É a fase em que a energia vai se transformar em matéria, de acordo com o Arquétipo, que é enviado ao Centro Galáctico, gravado em seus registros e ativado pelo Poder Cósmico para que possa se materializar. A intenção criativa está definida, integrada e concentrada, podendo, agora, se manifestar. "Eu vivo aquilo em que acredito?". Integridade e vibração da Harmonização e do Modelo. Integridade é decorrente do conhecimento de você mesmo e de um senso de reverência por toda a vida. Significa fazer o melhor, mas também aceitar suas imperfeições humanas, harmonizando os dois aspectos. Desenvolva uma relação de integridade com seu espírito. Comprometa-se a viver a sua verdade e seja um modelo para os outros. Seja receptivo. Você é o que leva a harmonia, o ponto de encontro da realidade física e do infinito.







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Gratas por sua visita, sua presença é bem vinda. Volte sempre!
design, creation & direção geral bússola galáctica by Zoia Petrow © 2008-2012 by terra agora - todos os direitos reservados
Powered by: Blogger
Advogados Rio de Janeiro